quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de maio - Dia de combate às formigas cortadeiras


As formigas atacam quase todas as espécies de plantas cultivadas, cortando folhas e ramos, que são carregados para o interior de seus ninhos sob o solo, o que torna o controle mais difícil. Ao contrário do que se pensa, elas não se alimentam do tecido vegetal. Todo o material cortado serve para alimentar um fungo que, por sua vez, é uma importante fonte de alimento para as formigas.
O combate a formigas cortadeiras é fundamental, pois elas limitam o desenvolvimento dos plantios florestais, provocando a redução do crescimento das árvores e também causando baixa resistência ao ataque de outras pragas.
Os prejuízos ocorrem principalmente durante os primeiros seis meses de idade dos plantios, quando o desfolhamento causado pelas formigas pode provocar a morte das plantas. O maior problema acontece em plantios em áreas anteriormente ocupadas por pastagens, devido à alta quantidade de ninhos de quenquéns. Neste caso, em plantios de eucalipto, por exemplo, o ataque das formigas pode causar a mortalidade de até 70% das plantas nos primeiros 30 dias de idade.
O combate às formigas cortadeiras é realizado basicamente com a aplicação de iscas formicidas. Recomenda-se o controle pré-plantio, realizado antes do preparo do solo e uma inspeção 30 dias após o plantio, para uma possível segunda intervenção.
O programa conta com a participação dos pesquisadores da Embrapa Florestas Edson Tadeu Iede e da Epagri Wilson Reis Filho, que vão explicar como deve ser feito o combate às formigas cortadeiras em plantações de pínus e eucalipto e quais os cuidados que o produtor deve ter para evitar os problemas provocados por este inseto-praga tão pequeno, mas causadores de enormes prejuízos.

Fonte: http://hotsites.sct.embrapa.br/diacampo/programacao/2009/combate-a-formiga-cortadeira-em-plantios-florestais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa