No dia 03 de maio é o DIA MUNDIAL DO SOLO. O solo é um meio complexo e heterogêneo originado, principalmente, pelas rochas, além de organismos vivos (plantas, bactérias, fungos, protozoários, invertebrados e outros animais), clima, o relevo e o tempo.
Os solos possuem muitas funções importantes, entre elas, destaca-se a sustentação da vida e do “habitat” para pessoas, animais, plantas e outros organismos; a manutenção do ciclo da água e dos nutrientes; a proteção da água subterrânea; a conservação das reservas minerais e de matérias primas; a produção de alimentos e o meio para manutenção da atividade sócio-econômica.
A APLYSIA, por sua vez, está desenvolvendo um papel inovador por meio da implementação e desenvolvimento de métodos para avaliação de risco ecológico integrado (água e solo). Por meio da utilização de bioindicadores, como plantas e minhocas, avalia-se a qualidade ambiental. Os estudos com organismos em laboratório, em condições controladas e padronizadas para a avaliação das respostas desses ensaios, têm sido a fonte de informações predominantes para a avaliação ecológica dos efeitos dos contaminantes tóxicos. E assim as informações necessárias para avaliação e determinação da ecotoxicidade dos solos analisados.
Vivemos no planeta Terra, que possui ciclos de criação e recriação contínuos. As atividades humanas exercem influência sobre estes ciclos. Necessário se faz então, conhecer e entender os processos que nele ocorrem para identificar qual a ação menos impactante ao meio.
Fonte: Cetesb
Nenhum comentário:
Postar um comentário