terça-feira, 23 de agosto de 2011

Isso é que é energia limpa


O rastro das obras de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia.
Foto: © Greenpeace/Marizilda Cruppe/EVE

Não faz muito tempo, foi publicada no blog do GreenPeace uma galeria de fotos do canteiro de obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. As imagens, feitas num sobrevoo, eram impactantes: uma área interminável de árvores derrubadas lembrava um imenso dominó com as peças caídas. Naquela época, os sistemas de monitoramento indicavam que o desmatamento ali aumentara em quase 1000%. Tudo por conta das hidrelétricas.

Alguns meses e derrubadas mais tarde, esta semana a presidente Dilma Rousseff editou uma Medida Provisória dando continuidade à política de devastação. Numa canetada, três parques nacionais – Mapinguari, Campos Amazônicos e Parque Nacional da Amazônia – tiveram seus limites reduzidos. Tudo por conta das hidrelétricas, que vão alagar essas áreas e terão seus canteiros de obras esparramados à vontade.

Além dos impactos já sentidos, outros ainda estão por vir: o texto publicado no Diário Oficial ainda autoriza a exploração mineral no entorno das unidades. E, segundo reportagem do Estado de S. Paulo, os limites de duas outras áreas protegidas também devem passar pela tesoura oficial. Tudo por conta de outras hidrelétricas previstas para o complexo do Rio Tapajós. Isso é que é energia limpa.













Fotos: ©Marizilda Cruppe/EVE/Greenpeace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa