segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A hora e a vez da energia solar

qui, 25/08/11
por Marina Saraiva

A energia solar está com tudo: de acordo com a Agência Internacional de Energia, é a que mais cresce no mundo, a que reduz os custos mais rapidamente, e a grande aposta dos pesquisadores para uma matriz energética mais limpa nos próximos 40 anos. Fomos conhecer a primeira usina solar do Brasil, em Tauá, CE, integrada à rede de distribuição de eletricidade. A região Nordeste é a que tem o maior potencial de aproveitamento do sol como fonte energética, de acordo com o Atlas Solarimétrico do Brasil, que você pode baixar no site do CRESESB, o Centro de Referência para Energia Solar e Eólica do CEPEL.

Vídeo Reportagem no portal do Globo News

Um Comentário para “A hora e a vez da energia solar”

1
Milton Machado:
25 agosto, 2011 as 12:33

Boa tarde André Trigueiro,

Muito boa a reportagem sobre a usina de energia solar no Ceará. Eu e meu sócio Sr. Valdomiro Lysenko estamos a um ano montando nossa empresa visando à fabricação e venda de painéis ou placas solares de material plástico com a finalidade de produção de energia elétrica. Nossa fábrica fica na cidade de Itanhaém em São Paulo e já produzimos 27 painéis e temos mais 25 em fase de produção.

Nossas dificuldades tem sido imensas e variam desde a falta de incentivos fiscais a retenção na alfândega dos equipamentos que adquirimos no exterior, principalmente da China hoje o maior produtor de células.
Em termos de impostos, as células fotovoltaicas gozam da isenção do ICMS cobrado na importação no estado de São Paulo, e do IPI sendo cobrados os demais impostos federais (PIS, Imposto de Importação e Confins). Não sei se em outros estados existe isenção do ICMS.

Como estamos tendo dificuldades de caixa para investimento na nossa produção, iremos buscar fontes de financiamento via investidor ou no sistema bancário. O BNDES dispõe de linha de crédito para financiamento de micro e pequenas empresas para a produção de energias alternativas. Estou verificando as exigências para nos credenciarmos a este financiamento.

Gostaria de salientar que já fizemos testes utilizando plásticos reciclados, inclusive de garrafas PET para a produção dos “cases”, a base onde são conectadas as células fotovoltaicas e os resultados foram positivos.
Se você tiver curiosidade, por favor, visite o nosso site: http://www.solarsolution.com.br

Abraço,
Milton Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa