quinta-feira, 9 de agosto de 2012

9 de Agosto - Dia interamericano de qualidade do ar



A apresentação da Agenda 21 em São Paulo, no dia 9 de agosto, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente, foi o palco para o lançamento do Dia Interamericano de Qualidade do Ar, para conscientizar a população sobre a questão da contaminação atmosférica e seus efeitos na saúde pública.

A data, a ser celebrada anualmente na segunda sexta-feira do mês de agosto, foi criada pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental - AIDIS, cujo presidente Carl-Axel P. Soderberg escolheu o Brasil para a solenidade de lançamento que ocorreu, simultaneamente, em 32 países da América Latina e Caribe.

"Os habitantes das Américas têm de tomar consciência que a qualidade do ar é um imperativo para a sua saúde", disse Soderberg, enfatizando que "os cidadãos de nossos países devem entender que é possível adotar medidas para melhorar a qualidade do ar".

Segundo o engenheiro Luiz Augusto de Lima Pontes, diretor-executivo da AIDIS, "todos os dias, mais de 200 milhões de pessoas no continente americano estão expostas a contaminantes atmosféricos danosos à sua saúde, sendo as crianças, idosos e portadores de afecções cárdio-respiratórias os mais ameaçados por esse tipo de contaminação".

Estudos indicam que uma pessoa adulta respira mais de 11,350 litros de ar por dia. "Se esse ar estiver contaminado, os sistemas do organismo podem se tornar vulneráveis, chegando até desenvolver o câncer", explica o engenheiro. Cerca de três milhões de pessoas morrem prematuramente, todos os anos, em todo o mundo devido a enfermidades atribuídas à poluição do ar.

As crianças são mais suscetíveis que os adultos, sabendo-se que as infecções respiratórias agudas são a causa principal de morte na faixa etária até cinco anos, na América Latina e Caribe. A asma, que é causada ou agravada pelas más condições do ar, é a causa principal de enfermidades crônicas em crianças e de faltas nas escolas nos Estados Unidos.

"Por causa do impacto da qualidade do ar sobre a saúde das crianças do hemisfério, é importante que apoiemos o Dia Interamericano de Qualidade do Ar", afirmou Maurício Pardón Ojeda, diretor da Divisão de Ambiente e Saúde da Organização Panamericana de Saúde - OPS, entendendo que a celebração da data deve constituir um chamado à ação para ministros da saúde e do meio ambiente nos países americanos, envolvendo outros organismos internacionais, nacionais e regionais.

Os países do Caribe também apóiam a data, pois entendem que fenômenos como as mudanças climáticas e o efeito-estufa, que aumentam a temperatura global do planeta, devem ser incluídos no rol de preocupações na celebração do Dia Interamericano de Qualidade do Ar.

"No Caribe, estamos conscientes da importância de uma ação global para deter ou reduzir as mudanças climáticas. Como estados litorâneos ou estados-ilha, podemos perder muito com o aumento do nível do mar e da freqüência de eventos atmosféricos extremos", salientou o engenheiro Errol Grimes, presidente da Associação Caribenha de Água e Águas Servidas, que também se associou à iniciativa da AIDIS.

Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/qualidade_ar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa