sexta-feira, 23 de março de 2012


Objetivo é ajudar instituições financeiras a enfrentar desafios da incorporação do tema biodiversidade e de serviços ecossistêmicos em decisões de empréstimo

A secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, comemorou a realização do workshop “Biodiversidade para Bancos”, em São Paulo, nesta quinta (22), e sexta-feira (23). “Este workshop é um marco, particularmente hoje, quando se comemora o Dia Mundial da Água”, disse.

O workshop, organizado pelo WWF-Brasil e pelo Banco do Brasil, tem o objetivo de ajudar instituições financeiras a enfrentar desafios da incorporação do tema biodiversidade e de serviços ecossistêmicos em decisões de empréstimo.

Participam do evento algumas das maiores instituições financeiras em atividade no país, como Bradesco, HSBC, Citi, Itau Unibanco, Santander e Rabobank, além de Banco Central, BNDES e Caixa. Participam, ainda, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds).

O gerente-geral da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Rodrigo Santos Nogueira, disse que os impactos na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos são variáveis fundamentais nas decisões de financiamento e de investimento dos empreendimentos. “Compreender com maior profundidade a natureza e o alcance desses impactos torna-se cada vez mais importante para as instituições financeiras e investidores”, disse.

O diretor de relações institucionais da Federação Brasileira de Bancos (Frebaban), Mário Sérgio Vasconcelos, disse que é um “grande desafio” levar os conceitos de valorização da biodiversidade e economia verde para o “âmbito dos negócios”. “Quando as instituições financeiras e as empresas desse país finalmente tratarem destes assuntos como qualquer outro tema de negócio, certamente teremos conseguido um feito notável”, completou.

O workshop é ministrado por Mark Eckstein, diretor dos programas de financiamento internacional do WWF-Estados Unidos, Kerry Kate, diretora do Programa de Negócios e Compensação da Biodiversidade (BBOP) da Forest Trend, e por Courtney Lowrance, diretora de gestão de riscos ambientais e sociais do Citi.

O treinamento, desenvolvido pelo WWF em parceria com a Associação dos Princípios do Equador e o BBOP, é realizado em São Paulo no âmbito do Programa Água Brasil. Além do WWF-Brasil do Banco do Brasil, o programa reúne, ainda, a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas (ANA).


Fonte: http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?30872

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa