sexta-feira, 16 de março de 2012

Conservação preto no branco


Um olhar diferente sobre o córrego Crispim: experiência de pin hole desperta para conservação.


Resultados surpreendentes e artísticos, com consciência ecológica


Agressões ao córrego Crispim: mais que uma simples experiência fotográfica


Pin hole: por um pequeno furo passa a luz do mundo


Olhos abertos na câmara escura

Treze alunos e dois professores do Centro Educacional 6, do Gama – cidade a 40km de Brasília -, participaram, no último final de semana (10 e 11) de uma experiência estimulante. Foram convidados a olhar para o Córrego Crispim em sua plenitude, com belezas e agressões às águas, e, depois, registrar suas sensações em papel fotográfico, por meio da técnica “pin hole” – que utiliza latas ou outras embalagens como “máquina fotográfica”.
O resultado da experiência é sempre inesperado e surpreendente: retratos de conformação artística em preto e branco.
A Oficina do Projeto Fotolata foi realizada em parceria com o WWF-Brasil e o Projeto Bacias, no âmbito do Cyan, um programa de conservação de água doce conduzido pela Ambev. A ideia era instigar os alunos a um olhar de consciência ecológica e de preservação do Córrego Crispim.
Elisa Marie Sette Silva, analista do Programa Água Para a Vida, do WWF-Brasil, acredita que a experiência, além de despertar o interesse para a fotografia, também induz os adolescentes a pensar sobre as questões ambientais, despertando neles o protagonismo necessário à efetiva conservação do córrego Crispim, que muitos deles ainda não conheciam.
O resultado, uma bela coleção de fotografias, será exposto durante um evento em celebração às águas a se realizar dia 14 de abril no Clube da Ambev (Gama).
Conservação e gestão -- A oficina é parte das atividades do Projeto Bacias, conduzido pela Ambev e WWF-Brasil em Brasília e tem como objetivo a melhoria da qualidade das águas das bacias hidrográficas em que estão instaladas as fábricas da Ambev. A proposta é promover um movimento de conscientização para conservar a água.
O Distrito Federal foi escolhido como projeto-piloto. Além de ações diretas, como o plantio de mudas, o projeto prevê apoio à gestão dos recursos hídricos, por meio do engajamento da comunidade e do apoio aos comitês de bacia.
A iniciativa rendeu à Ambev no ano passado o Prêmio Global 2011 - Dia Mundial do Meio Ambiente, da Anheuser-BuschInbev, que reconhece as melhores práticas desenvolvidas pelas unidades dos 23 países onde a companhia atua.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa