domingo, 23 de outubro de 2011

Mapa da NASA mostra queimadas na Terra

Nesta quarta-feira, a NASA publicou um mapa visual da Terra vista a partir do espaço, que mostra dezenas de milhões de focos de incêndio detectados em todo o mundo desde julho de 2002 até julho de 2011. As imagens revelam que 70% deles ocorreram na África e somente 2% na América do Norte.
No mapa, a agência espacial americana repassa os incêndios captados pelo detector de imagens de satélites Modis, e pelos satélites Terra e Aqua. Entre julho e setembro de 2006, a Nasa captou uma enorme quantidade de incêndios na savana da África Central, provocados sobretudo pelas atividades agrícolas, mas também pela queda de raios.
São mostradas extensas áreas de pasto queimadas no interior da Austrália e também em regiões da Ásia, onde é possível observar um grande número de queimadas agrícolas na China desde 2004.
"O que vemos aqui é uma muito boa representação dos dados por satélite utilizados pelos cientistas para compreender a distribuição mundial dos incêndios e determinar onde e como são as respostas à mudança climática e ao crescimento da população", explicou o especialista Chris Justice, da Universidade de Maryland.
No Brasil, as queimadas têm sido objeto de preocupação e polêmica. Elas atingem os mais diversos sistemas ecológicos e tipos de agricultura, gerando impactos ambientais em escala local e regional.
O monitoramento científico nacional feito pelo Inpe revela a existência de cerca de 30.000 focos de queimadas por ano, em todo o país. Sua origem é essencialmente agrícola e em geral o fogo ocorre em áreas já desmatadas, com padrões espaciais diferenciados e condições de tempo variáveis.

Clique para assistir o vídeo

Fonte: Greenpeace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa