sábado, 28 de abril de 2012

28 de abril - Dia da educação



Como é bom ter educação!

Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.

No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.

O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.


Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/28-abril-dia-da-educacao.html

28 de abril - Dia da caatinga



Mandacaru, Xiquexique, Emburana, Aroeira, Umbu, Maniçoba, Macambira e Juazeiro. Essas são algumas das mais de 900 espécies vegetais encontradas na Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro. A diversidade, porém, não está apenas na vegetação.
A fauna é bastante rica e abriga animais como a ararinha-azul, o sapo-cururu, a asa branca, a cotia, o gambá, o veado-catingueiro e o tatu-peba.
A agricultora Maria das Graças, da comunidade Desejada, no município Morro Cabeça no Tempo, no Piauí, conhece bem as riquezas desse bioma.

É da vegetação nativa que ela retira os remédios necessários para a cura de alguns problemas de saúde como dor de cabeça, indigestão e infecções. “A gente não tem a medicina adequada. Então, nós nos remediamos com as plantas medicinais da caatinga”, ensina dona Maria.
Desde 2003, o bioma caatinga ganhou um espaço de destaque no calendário nacional. Em 28 de abril é comemorado o Dia da Caatinga. Para o coordenador da ONG Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não- Governamentais Alternativas (Caatinga), Reginaldo Alves, a data é muito importante para as instituições que atuam no Semi-Árido, mas é necessário que as comemorações sejam acompanhadas de uma reflexão sobre a necessidade de conservação e preservação desse bioma. “Temos que aproveitar esse momento para gerar um debate com a sociedade e o governo sobre os impactos da degradação da caatinga para o meio ambiente e o ser humano”.
Segundo um estudo multidisciplinar publicado pelo Banco de Dados Tropical (www.bdt.fat.org.br), a caatinga originalmente abrangia uma área de aproximadamente 1 milhão de km2. Atualmente, sua área remanescente é de 734.478 km2, sendo que menos de 1% está sendo sob proteção de unidades de conservação.
A preservação da caatinga é essencial para o equilíbrio do meio ambiente, na proteção do solo, dos mananciais e do clima. Por isso, é papel de todas as pessoas cuidar dela, afirma o pesquisador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcelo Tabarelli. Segundo ele, das espécies de plantas existentes na região, 30% não ocorrem em nenhum outro lugar do mundo. “É um ambiente extremamente importante dentro de uma estratégia de conservação da diversidade biológica”, alerta Tabarelli.
Causas e conseqüências – A caça em excesso, as queimadas e o desmatamento para retirada de lenha são as principais atividades que contribuem para a deterioração da caatinga. As conseqüências dessa degradação são muitas: desertificação, seca, fome e perda da biodiversidade brasileira.
Saiba mais...
Localização - A caatinga ocupa cerca de 12,14% do território nacional, abrangendo, em parte ou no todo, os Estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Minas Gerais.
Origem - A palavra caatinga é de origem tupi e significa mata branca. A razão para esta denominação está no fato da caatinga ficar verde somente no inverno, que é de curta duração. No restante do ano, ela fica inteiramente ou parcialmente sem folhas, e a vegetação fica em tom esbranquiçado, tornando-se clara.
Caracterização – O espaço territorial chamado Caatinga é integrado pelas regiões naturais conhecidas como Sertão, Seridó, Curimataú, Caatinga e Carrasco. As diferenças entre essas regiões são definidas pelo volume e pela variabilidade das precipitações pluviométricas, pelo solo e pelo tipo de rocha e revelo.
Vegetação – Foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando –se que haja em torno de 2000 a 3000 plantas. A vegetação ocorre em numerosa variedade de cactáceas (mandacaru e facheiro) e bromeliáceas.
Fauna – Já foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos.


Fonte: www.diaconia.org.br

domingo, 22 de abril de 2012

22 de abril - Dia da Terra



DIA DA TERRA

Vamos conservar nosso planeta!

O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.

Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.

Por coincidência hoje também celebramos o descobrimento do Brasil, quando os portugueses desembarcaram em terra tiveram o primeiro contato com os índios. Os portugueses estranharam muitos dos hábitos indígenas como o fato de andarem nus! Já que o calor do clima tropical é intenso as peças utilizadas funcionavam mais como adornos, o que contrastou muito com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio e ameno.

Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundo conhecedores da flora onde vivem, inclusive utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas.

Que tal aprendermos um pouco mais sobre os índios brasileiros tenho certeza que encontraremos dicas de como cuidar melhor da nossa Mãe Terra!

Curiosidades sobre a Terra:
Tem em torno de 4,5 bilhões de anos
Tem 510,3 milhões de km2 de área total
Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água
O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros
A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões


Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/22-abril-dia-da-terra.html

sábado, 21 de abril de 2012

Extração ilegal de madeira no Corta-Corda no Globo Rural

Ativistas do Greenpeace denunciaram a extração de ilegal de madeira em assentamento do Incra, a 140 quilômetros de Santarém (©Greenpeace/Karla Gachet)

Reportagem com os desdobramentos da denúncia feita pelo Greenpeace no dia 31 de março sobre extração ilegal dentro do Projeto de Assentamento Corta-Corda do Incra, localizado a 140 quilômetros de Santarém, no Pará, foi veiculada hoje pelo Globo Rural.
Os moradores do local já haviam denunciado que madeireiras atuavam ali sem o seu consentimento. Quando o Rainboiw Warrior chegou à cidade paraense, por três noites seguidas o tráfego noturno de caminhões foi monitorado pela organização.
Como consequência desta atividade, duas semanas depois, houve a exoneração de Francisco Carneiro, da Superintendência do Incra em Santarém. Um relatório com fotos e mapas da área documentada, pedindo a investigação do caso, foi encaminhado ao INCRA, IBAMA, MPF e MPE.

Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/extrao-ilegal-de-madeira-no-corta-corda-no-gl/blog/40074/

21 de abril - Dia da Latinidade



Dá-se o nome de "latinidade" ao conjunto dos povos latinos e seu respectivo modo cultural e social de ser. Antes da fundação de Roma, os povos que habitavam a região da Itália eram chamados "itálicos", de origem indo-européia. Eles chegaram à região, muito antes da destruição de Tróia e mesclaram-se aos nativos, dando origem a grupos e subgrupos (latinos, faliscos, prenestinos, úmbrios, oscos etc.). O povo latino era o mais famoso desses grupos e habitava os arredores de Roma, na Itália central.

Não se pode afirmar que tenha havido ou que haja uma raça latina. É notório, porém, que há um grupo latino de povos ou nações que se tornaram irmãos por afinidades lingüísticas e por um desenvolvimento histórico comum. Esses povos habitam hoje o Oeste, o Leste e o Sul da Europa, espalhando-se também pelas Américas Central e do Sul.

Seja qual for a origem exata dos povos latinos, sabe-se que não só se uniram a outros povos, como também mesclaram seus costumes. Pode-se dizer que a característica principal do povo latino é a da pluralidade. Dessa forma, o conceito de "latinidade" se amplia, ganhando a forma do pluralismo cultural e da miscigenação.

Fonte: paulinas.org.br

quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de abril - Dia do índio



História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm

domingo, 15 de abril de 2012

15 de abril - Dia da conservação do solo




A data de 15 de Abril foi escolhida para o Dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Suas experiências estudando solos e agricultura, nacional e internacionalmente, fizeram dele um conservacionista dedicado. Também pela capacidade de comunicação de seus textos, muito conquistou para a causa mundial da conservação.


Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/solo/home.html

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mais óleo no mar brasileiro



Mais indícios de vazamento de petróleo da costa brasileira. Dessa vez foi no Campo de Roncador, operado pela Petrobras, e vizinho ao Campo de Frade, aquele mesmo onde em novembro passado houve o maior vazamento de óleo já registrado no país, causado pela norte-americana Chevron.
As informações ainda são desencontradas e controversas. Em nota à imprensa, a Petrobras alegou que as amostras coletadas não detectaram a presença de óleo, mas de parafina, um fluido da operação de exploração.
De qualquer maneira, é preocupante a crescente frequência com que estes acidentes começam a pipocar. Fica cada vez mais claro que nem o governo, nem as empresas estão preparadas para proteger o meio ambiente dos desastres provocados pela exploração petrolífera em alto-mar.
O governo brasileiro é anfitrião da Rio+20, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e deveria dar o exemplo de como construir o futuro que nós queremos – verde, limpo e justo!

Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/mais-leo-no-mar-brasileiro/blog/39929/

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Desmatamento, sangue e celulares


Cena do filme "Blood in the mobile" (Divulgação)

Hoje o CineClube SocioAmbiental exibiu o documentário “Celular Manchado de Sangue” (Blood in the Mobile), dirigido pelo dinamarquês Frank Piasecki Poulsen. O filme mostra o lado obscuro da produção de celulares no mundo. No Congo, a floresta tropical dá lugar a minas clandestinas, de onde sai a maior parte dos minerais usados na indústria de telefonia celular.
A República Democrática do Congo é um dos países que abrigam a segunda maior floresta tropical do mundo, só perdendo para a Amazônia. Outra característica a aproxima da nossa floresta: é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. Em parte, sua destruição se explica pela situação econômica das populações locais, que devastam a floresta para a agricultura de subsistência e extrativismo mineral. No caso da Rep. Democrática do Congo, a interminável guerra civil cria um cenário de falta de governança, o que facilita o desmatamento desenfreado da região.
Essa realidade é exposta pelo documentário, que mostra as condições precárias às quais os mineradores estão sujeitos. Crianças trabalham dias a fio nas minas e, junto com outros adultos, espremem-se em túneis estreitos, sem condições mínimas de segurança. Tudo isso é fiscalizado por homens armados. Segundo a ONU, a atividade financia os grupos armados que disputam a guerra civil no país. Cinco milhões de cidadãos já morreram em consequência desse conflito armado, que se arrasta por 15 anos na República Democrática do Congo.
O filme é um tentativa para pressionar a Nokia, maior fabricante de celular do mundo, a tomar uma atitude. E assumir suas responsabilidades socioambientais.
Local: Cine-clube Socioambiental
Endereço: Rua Fidalga, 521 - Vl. Madalena
Data e horário: 12/04/2011, às 20hs
Entrada gratuita
Assista ao trailer do filme (em inglês):



Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/desmatamento-sangue-e-celulares/blog/39927/

sábado, 7 de abril de 2012

07 de abril - Dia mundial da saúde



O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.

O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.

Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.

Participar de pequenas associações também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômico de um país.

Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-da-saude.htm

sexta-feira, 6 de abril de 2012

De cara com o desmatamento


Nos três primeiros meses de 2012, os alertas de desmatamento triplicaram com relação ao ano passado na Amazônia Legal. Foto: ©Greenpeace/Daniel Beltra

Com volume consideravelmente menor de nuvens na Amazônia Legal neste início de ano, o desmatamento resolveu dar o ar da graça aos satélites do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Os dados de alerta do sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) referentes ao primeiro trimestre de 2012 mostram que a devastação quase triplicou com relação ano passado. Foi detectada a possível perda de 389 km² da cobertura florestal, número 188% maior se comparado ao mesmo período de 2011, quando a região perdeu 135 km².
Mesmo com o aumento pontual, não houve aumento do desmate em números absolutos. Quando comparados, os períodos de agosto de 2011 a março de 2012 e os mesmo meses entre 2010 e 2011 apresentam praticamente os mesmo números. No ano passado, 1.340 km² foram desmatados, enquanto que neste ano foram cerca de 1.400 km². Nesse mesmo período, o estado que mais se destacou negativamente foi Roraima, onde houve aumento de 363% da área devastada.
A ministra Izabella Teixeira, que apresentou os dados nesta quinta-feira em Brasília, não considera que os dados representam um crescimento no desmate. Entretanto, chamou a atenção para a elevação de atividades ilegais. O aumento, segundo ela, pode estar associado a uma migração de desmatadores do Pará para o estado e também à flexibilização do Código Florestal.
“O que nós temos de informação em campo está associada ao debate do Código Florestal. Ainda tem gente dizendo que você pode desmatar que vai ser anistiado, mas tem muita gente também achando que o Ibama não poderia multar. Agora, eu não posso afirmar que é por causa disso [que houve aumento em alguns Estados]”, afirmou a ministra.
Já Gilberto Câmara, diretor do Inpe, afirmou que não houve desmatamento detectado no ano passado “porque nós não víamos nada”. Para ele, a pesquisa em campo feita pelos órgãos de fiscalização verificou que 68% das áreas encontradas devastadas (por desmate e queimadas) resultam de atividades ilegais ocorridas em 2011.
Para acabar com a atividade ilegal e qualquer investida contra a proteção das florestas, assine a petição pela lei do desmatamento zero no Brasil. Seja você também um herói das florestas.



Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/de-cara-com-o-desmatamento/blog/39885/


Pesquisa